Inverno: Repolhos à todo vapor!

18/07/2018

   Hoje iremos conversar sobre o repolho, que é uma planta que estou querendo cultivar a bastante tempo, muitas pessoas já plantaram. Apenas estive observando os resultados para saber como a planta iria se comportar em minha horta, até porque é um vegetal que gosto muito. Desde pequeno como salada de repolho na hora do almoço, e, é claro que vou querer experimentar o meu próprio repolho, aquele que eu plantei, que é orgânico e que vem direto do meu quintal. Não consegui fazer as minhas próprias mudinhas, pois não tinha sementes, por isso comprei duas em uma agropecuária, todos sabem que aqui os canteiros são limitados e não consigo plantar uma espécie em grande escala. 


5 grandes benéficios do repolho

- O repolho emagrece

   Quem está pensando em perder peso pode se beneficiar e muito do repolho, já que ele possui uma série de nutrientes com poucas calorias. Além disso, ele promove uma boa sensação de saciedade, especialmente se consumido com proteínas. Uma boa dica é consumir uma sopa do vegetal com pedaços de carne: fica ótimo, super saudável e pouco calórico.


- Protege o organismo

   Como falamos nas propriedades, o repolho é rico em vitamina C, que é umas das principais vitaminas para quem quer manter o organismo sempre saudável e protegido de doenças. Embora algumas frutas contenham um pouco mais da vitamina C que o repolho, consumi-lo irá garantir um sistema imune mais fortalecido. Lembre-se sempre de variar bastante na sua alimentação.


- Protege o sistema gastrointestinal

   Não falamos nas propriedades, mas o repolho também é rico em fibras, que como sabemos, as fibras são fundamentais para quem quer manter a saúde gastrointestinal. Um benefício visível é a eliminação de toxinas, prevenção de dores de estômago e eliminação de gases presos, que costumam causar dores e desconfortos. Ter o repolho na alimentação diária é saber que seu organismo irá funcionar corretamente, diminuindo a chances de doenças nessa região.


- Benefícios para a beleza

   Um benefício do repolho que vai além da saúde é sua ação na estética. O vegetal é ótimo para a pele, devido a vitamina A, que a protege e a deixa muito mais elástica, jovem e saudável.


   Muitos cosméticos, por exemplo, contêm altas doses de vitamina A e o repolho pode ser, inclusive, utilizado como um creme rejuvenescedor. Vale a pena também investir no seu consumo diário. É importante lembrar que todos esses benefícios são comprovados, porém, há muitos outros em fases de estudo. Podemos citar a relação entre o repolho e a prevenção do câncer, já que ele tem ação antioxidante e combate os radicais livres.

   O repolho é uma ótima fonte de vitaminas em geral, e, betacarotenos. Que nas quais melhoram a imunidade, ajudam a controlar a pressão arterial, e melhoram a coagulação sanguínea. 


O alimento também conta com:

  • Manganês;
  • Fibras;
  • Potássio;
  • Cobre;
  • Colina;
  • Fósforo;
  • Magnésio;
  • Cálcio;
  • Selênio;
  • Ferro;
  • Acido pantotênico.



   O repolho, pertencente do grupo botânico CAPITATA , é uma variedade inferior à couve, que um dos vegetais mais requisitados na cozinha em diversas aplicações (sopas, conservas, acompanhamentos, massas, etc). É uma planta BIANUAL, todas aquelas que demoram 24 meses para completar o seu ciclo. O repolho é usado cozido ou em saladas. Como se conservava facilmente, foi um vegetal particularmente utilizado antes da invenção da refrigeração como meio de conservação de alimentos frescos. O chucrute (onde se usa especialmente a variedade Krautman), constituído por repolho fermentado é um acompanhamento muito apreciado em determinadas culturas (não tanto nas mediterrânicas)


   As lagartas de algumas borboletas da família Pieridae alimentam-se de algumas variedades de repolho (são conhecidas como "lagartas-das-couves" ou "borboleta-das-couves"), constituindo, por vezes, autênticas pragas.

   O sumo da couve-roxa (ou o caldo onde foi cozida) pode ser utilizado como indicador de pH, ficando vermelho em soluções ácidas e azul em soluções alcalinas.

   A couve é ainda usada frequentemente como principal ingrediente em dietas de emagrecimento, como a dieta da sopa que é, contudo, criticada pelos nutricionistas por ser desequilibrada.

   Existem diversas variedades, com exigências de cultivo diferentes, tempo de maturação diferentes e que implicam também um consumo diferenciado. Enquanto que algumas variedades atingem o ponto de colheita em 50 dias, produzindo cabeças reduzidas, a sua conservação é mais difícil, devendo ser consumidas rapidamente depois de colhidas. Outras variedades são colhidas cerca de 80 dias depois do seu transplante, produzindo cabeças de maiores dimensões e mais duradouras.

   O repolho pode ser semeado directamente, ainda que o normal seja o plantio em canteiros, fazendo-se, posteriormente, mudas que são transplantadas definitivamente, com o devido espaçamento entre as plantas, para que se possam desenvolver de forma adequada.

PAK

   Confira os tipos de sementes para cada qual necessidade de plantio:



PRO


Pragas

   Todos os tipos de repolhos são parecidos no quesito nutricional. Em geral, existem cinco tipos de repolho:

   Repolho roxo: O repolho roxo, como o nome indica, é um repolho mais escuro, com tons de roxo escuro e pontos brancos. Beneficia na prevenção do envelhecimento precoce, reduz as chances de câncer, melhora a saúde da pele e dos olhos, ajuda na perda de peso, estimula o sistema imunológico, ajuda a construir ossos mais fortes, desintoxica o organismo, previne diabetes , melhora a saúde do coração, retarda o aparecimento da doença de Alzheimer, e trata úlceras.

   Repolho liso: O repolho liso é um dos mais comuns de serem encontrados, em coloração verde-claro.

   Repolho crespo: O repolho crespo é um pouco mais escuro, além de ser bem mais enrugado do que o liso. Possui folhas crespas e crocantes, que além de ornamentar os pratos  apresenta sabor suave.

   Repolho chinês: O repolho chinês é esverdeado, porém, tem um tamanho bem menor do que os demais, tem forma pontiaguda, sabor suave, mais suculento e mais fácil de digerir do que os demais.

   Repolho de Bruxelas: O repolho de Bruxelas é pequeno e costuma ter formato arredondado, com as folhas bem próximas uma das outras.

POSTS MAIS RECENTES EM NOSSO BLOG

Seja o primeiro a ler as novidades!

Uma coisa que devemos aprender: nunca tentar controlar a natureza. Pois isso sempre se voltará contra você mesmo, são muitas coisas que acontecem a cada dia, queimadas...etc... Mas as coisas começam nas coisas pequenas, em nossas hortas, por exemplo. Já deu de ficar colocando essas ''receitas mágicas'' nas plantas. Se lambuzem de detergente, e se...

Talvez um pulgão, ou, uma cochonilha... Será que eu deveria nomear os mesmos como as maiores aberrações de qualquer horta? Ou, deveríamos com viver com essas pragas? Bom, depois de ler o mais novo post do blog, tire suas próprias conclusões e comece a lidar com esses bichos esfomeados...

Tenho certeza que isso já foi uma das dúvidas cruel, que você teve por causa desse mundo da jardinagem... Como é que a mudinha que compramos na loja, saiu da sementeira? É claro que, em uma horta... Provavelmente não teremos grandes quantidades de bandejas, e, mudas, né? Normalmente fazemos nossas mudas em jardineiras, que por onde polvilhamos as...

Samuel Bieging - A minha e a sua horta
Todos os direitos reservados 2018
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora