Faça as suas próprias mudas de cebolinha

20/07/2018

Hoje vou falar sobre uma sementeira, tão pouco diferente... Até porque a maioria das pessoas que já foram em uma agropecuária, devem ter observado em várias sementeiras, normalmente caixas de isopor... Com mudas de cebolinha! Então, iremos aprender a fazer a nossa própria sementeira:

A cebolinha é uma planta originária da Europa, muitas vezes confundida com a Allium fistulosum que é uma planta de origem asiática muito utilizada na cozinha do extremo Oriente. É uma planta vivaz, que se desenvolve em tufos muito densos. Apresenta folhas verde-escuras, roliças, que atingem no máximo 30 cm de altura. Junho é o seu período de floração, toda a planta se cobre de flores brancas gerando novas sementes. 

  • Usam-se os talos em saladas de verduras e de batatas, omeletes e vários outros pratos com ovos. Podem ainda ser salpicados em sopas, batatas assadas, purê de batata ou servidos crus na decoração de pratos.
  • No Brasil é uma das plantas mais utilizadas como tempero, e em conjunto com a salsinha forma um condimento conhecido como cheiro-verde.

Modelo de sementeira

Neste plantio vou usar uma sementeira um pouco diferente, uma bandeja para mudas que é facilmente encontrada em lojas de jardinagem, agropecuárias... 


Plantio

Após ter escolhido as sementes, que no meu caso é a Cebolinha Todo Ano Tokyo (Futonegui), da Feltrin Sementes... Iremos usar terra, de preferência uma pronta, que já vem adubada, assim já conseguimos agilizar os processos. Vamos espalhar terra entre todos furos, que são chamados de celulas. Após isso, iremos depositar de 4 a 6 sementes, pois a cebolinha é uma planta que colhemos em maço... Para isso é preciso que exista mais de uma planta, para formarem muitas folhas. Depois, é só cobrir todas as sementinhas com uma fina camada de terra


Rega

Agora vamos ter que ter paciência, aguardar pois temos que molhar as sementeiras todos dias, antes do nascer, ou, antes de se pôr... Lembrando que também todas as sementeiras devem ficar o tempo todo no sol, qualquer sementeira, qualquer semente... Sem o sol as mudinhas não conseguiram de desenvolver, e, isso é muito importante na fase em que elas ainda são pequenas.

Agora basta esperar as nossas mudinhas ficarem grandinhas e fazer o transplante, assim, daqui algumas semanas farei mais um post aqui no blog falando sobre :D

Samuel Bieging - A minha e a sua horta
Todos os direitos reservados 2018
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora