Dicas para o cultivo de alface

23/07/2018

Talvez uma das mais sonhadas plantas na vida de alguém que tem uma horta, também deve ser uma das mais cultivadas... ALFACE!!! Hoje iremos ver um passo-a-passo super bacana, de como cultivar essa hortaliça que eu amo tanto, iremos ver um monte de conteúdo que irão te tornar o expert em alface rsrs:

Alface, pertencente ao reino plantae e generalizada como lactuca... Ela é uma planta muito utilizada na alimentação humana, há tempos... 500 a.C.. Sendo também originada do leste do Mediterrâneo, e, mundialmente cultivada para o consumo em saladas, com várias variedades de cores, folhas, formas, tamanhos e texturas. O seu cultivo, por um lado, é muito comum que seja hidropônico... A etimologia, que quer dizer a origem de seu nome que é ''alface'', veio através do termo árabe al-khass. Das mais variedades que existem, as principais são:

  • Lactuca sativa var. capitata - as alfaces-repolhudas (inclui as alfaces-icebergs): batávia, great lakes, bola-de-manteiga, mescher, maravilha-das-quatro-estações, dos-mercados e sem-rival;
  • Lactuca sativa var. longifolia - as alfaces-romanas: romana, orelha-de-mula, loura-das-hortas e balão;
  • Lactuca sativa var. crispa - as alfaces-crespas ou alfaces-frisadas: escura-do-olival, folha-de-carvalho, lolla-rossa;
  • Lactuca sativa var. latina - as alfaces-galegas.

Plantio

Para vocês verem o quão simples é o plantio da alface, ela pode ser plantada em canteiros, com uma distancia de 30 cm entre plantas, em caixotes, e, em vasos... Porém somente uma por vaso, devemos respeitar essas regras, caso contrário as plantinhas irão começar a concorrer por nutrientes, ficarão pequenas, fracas... Isso não é bom!


Sementeira

Para começar, precisaremos de um pacote de sementes, de boa procedência... Recomendo a ISLA SEMENTES, que é parceira do nosso blog... Suas sementes são ótimas, em todos os meus plantios elas germinam! 

Sementeira é um local delimitado para o semeio e o crescimento de mudas, as sementes são plantadas, germinam, crescem e são transplantadas para seu local definitivo.

Vamos usar uma jardineira, é preciso que ela seja grande. Por mais que seja uma sementeira, a alface possuí um sistema radicular (raízes) muito forte, ela sempre acaba produzindo muitas raízes, e, fundas! Encha o vaso com terra, de preferência aquelas pretas que já são adubadas, são as que eu uso. Iremos tirar as sementes do pacotinho, iremos polvilhar as sementes em modo uniforme, devemos controlar a quantidade de sementes, não pode ser muitas, pois em grande quantidade, como eu já havia dito antes... Irá prejudicar o desenvolvimento da planta. Após tudo isso iremos cobrir com uma fina camada de terra e regar, é interessante fazer uma rega bem vigorosa... Pois as sementinhas que estão ali ainda estão no estado de ''dormência'', elas estavam em um pacote de semente, fechado, sem luz nenhuma... E, agora estão na terra, precisamos acordar elas. É de extrema importância que elas fiquem no sol, se uma sementeira não estiver no sol ela nunca irá para a frente, devemos lembrar que as plantas utilizam a luz do sol para fazer fotossíntese, e, se uma mudinha não tiver isso, pode ser até nem germine. 

Desenvolvimnento

Mudas jovens de alface.

Mudas transplantadas.

Colheita.

Devemos levar em conta que as nossas mudinhas são pequenas, e, mesmo quando já estiverem bem desenvolvidas precisam também de cuidados, tais como:

  • Irrigação diária
  • Adubação a cada 20 dias
  • Luminosidade, o máximo de tempo que você puder fornecer
  • Controle de pragas e doenças
  • Retirar as ervas-daninhas que crescem


Depois de ter feito todo esse processo, 50 dias depois você terá um lindo pé de alface para colher :)

Samuel Bieging - A minha e a sua horta
Todos os direitos reservados 2018
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora