Dicas para o cultivo de salsinha

15/07/2018

Das tantas plantas que tenho uma memória afetiva, a salsinha ganha de lavada! Talvez porque tenha sido muito usada como tempero enquanto eu estava em minha infância. mas o seu aroma me encanta. Mais do que qualquer outro tempero... Hoje vamos conversar sobre como é colocar a mão na terra para cultivar a sua própria salsinha, que por muitos é um dos temperos principais dentro de uma cozinha!

De um tempo pra cá, comecei a ser tão fã da salsinha que a partir disso todas as vezes em que vou na agropecuária trago algumas mudinhas, até porque não tem tempero melhor que ela, né? Até mesmo quando dou uma de masterchef, sempre pego um punhado dela na horta para dar um gosto na comida, faz muita diferença! Ou quando a minha sobrevivência e o almoço depende de mim, é macarrão com maionese e salsinha... rsrs. Acho essa planta tão bonitinha, parecida com o coentro... Deve ser porque no seu primeiro ano de cultivo, forma uma roseta de folhas. Esse cultivo já dura mais de trezentos anos, e, é muito procurada na gastronomia. Sua reprodução, é feita por sementes em um local ensolarado e não compacto, podendo ser muito cultivada em vasos aos fundos de uma janela ensolarada. A salsinha atrai alguns animais. Certas espécies de borboletas põem seus ovos na planta. Quando eles eclodem, saem lagartas pretas com listras verdes e pontos amarelos que se alimentam da planta por duas semanas, até formarem a pupa. As abelhas e outros insetos que se alimentam de néctar visitam as flores, enquanto pássaros, como o pintassilgo, que é uma pequena ave fringilídea, comum em toda a Europa, mais abundante nas regiões central e meridional do continente. Em sua espécie, a salsinha é dividida em grupos:

  • Crespa;
  • Lisa.

Esses dois grupos são os principais usados como ervas, alguns preferem cultivar a salsinha de folha lisa por ser mais fácil, sendo mais tolerante à chuva e ao sol, além de ter o sabor mais forte (apesar de discutível), enquanto a salsinha de folhas crespas é preferida por outros devido à sua aparência mais decorativa. Um terceiro tipo, cultivado no sul da Itália, tem galhos grossos, parecidos com o salsão. Aqui na horta, como já dito antes... Estou plantando muitas mudas de salsinha, tanto em canteiros, tanto em vasos. Um exemplo, é a horta no pallet que possuo, são os vasos de parede que ganhei da FG IMPORT, as mudinhas estão se desenvolvendo muito bem nele e ficam em muita parte da casa que bate muito sol. Aqui tenha a salsinha de folha mais fina e sensível e também algo muito parecido com o salsão, que possui um porte maior e folhas mais grandes, tendo um aroma mais acentuado. 

Samuel Bieging - A minha e a sua horta
Todos os direitos reservados 2018
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora